ISEG integra grupo das 17 “Universidades Europeias”

O ISEG, através da Universidade de Lisboa, integra a rede UNITE! University Network for Innovation, Technology and Engineering, como uma das 17 “Universidades Europeias” anunciadas no final do mês de junho pela Comissão Europeia, em Bruxelas. Estas 17 “Universidades Europeias” vêm reforçar a qualidade e atratividade do Ensino Superior Europeu, bem como a cooperação entre instituições, alunos e funcionários, partilhando uma estratégia a longo prazo que promove os valores europeus.

A iniciativa pretende reforçar a mobilidade dos estudantes, investigadores, funcionários e do corpo docente e promover a qualidade, inclusão e competitividade do Ensino Superior Europeu. Irá também permitir uma maior partilha de conhecimento, plataformas e recursos de modo a fornecer currículos ou módulos conjuntos que abrangem várias disciplinas. Estes currículos serão muito flexíveis, permitindo que os alunos personalizem a sua formação, escolhendo o que, onde e quando estudar e obter um diploma europeu.

“Vivemos num mundo cada vez mais global e o ISEG sempre potenciou a mobilidade internacional, pois a experiência em diversos países valoriza o currículo dos alunos e dos professores. E o próprio tecido empresarial português ganha competitividade ao contratar estes alunos com vivência internacional. Esta Aliança também irá permitir ao ISEG atrair cada vez mais alunos estrangeiros”, explica a presidente da instituição, Clara Raposo.

De 54 candidaturas foram selecionadas 17 “Universidades Europeias”, que abrangem um total de 114 Instituições de Ensino Superior de 24 Estados-Membros. Esta seleção ficou a cargo de 26 peritos externos independentes, como reitores, professores e investigadores, nomeados pela Comissão Europeia.