Bluegrowth investe na geração de valor social

A nova linha de negócio da consultora tecnológica Bluegrowth, nos domínios da Economia Social, foi erguida através de um acordo empresarial internacional, no qual empresas americanas, italianas e portuguesas assumiram um compromisso perante os 2,1 biliões de pessoas que em todo o mundo se veem privados do acesso a água potável.

Para este flagelo que assola grande parte da humanidade, e tendo em consideração que do ponto de vista socioeconómico são as populações mais fragilizadas as afetadas, impõem-se soluções de cariz inovador, que permitam uma abordagem economicamente válida, socialmente equilibrada e que possibilite a autonomização destas populações face a este problema.

A resposta está num sistema de dessalinização e purificação de água, concebido para combater a proliferação de doenças transmissíveis pela água, como é o caso da cólera, febre amarela, legionella, diarreia infeciosa, entre outras. As OffGridBox consistem num contentor coberto de painéis solares que geram a energia suficiente para garantir a purificação ou dessalinização de água capaz de abastecer mais de 1500 pessoas em contexto de isolamento ou em situações de catástrofe.

Este sistema foi desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e é fabricado em Itália. Com a entrada da Bluegrowth, as OffGridBox passam a beneficiar das inovações tecnológicas nos domínios da monitorização e controlo dos bioprocessos, destinados a permitir controlo remoto dos equipamentos, bem como da redução dos custos e esforços de manutenção. Importa salientar que esta tecnologia foi desenvolvida ao abrigo do projeto “Ground Zero” – projeto financiado pelo “Fundo Azul”, sistema de financiamento da economia azul gerido pela Direção-Geral da Política do Mar. Adicionalmente, a Bluegrowth passará a ser responsável pela disseminação destes equipamentos nos mercados dos PALOP.

Custódia Rebocho, presidente da Bluegrowth, assinala a importância dos incentivos públicos para que o setor empresarial invista na geração de valor social: “Vivemos num mundo em grande transformação. A emergência da transição para uma economia de baixo carbono e a revolução digital estão a gerar oportunidades para que aprendamos a saber gerar valor no combate às assimetrias sociais e aos flagelos ambientais que estão a condenar o planeta onde vivemos”.

De referir que as OffGridBox são, também, uma fonte de receita para as comunidades locais. O seu funcionamento é neutral em termos de emissões de carbono e contribui para combater a sede e a irradicação de doenças. O fator inclusivo foi, também, tido em conta no desenho deste modelo de negócio: cada unidade emprega uma mulher, responsável pela manutenção dos equipamentos, pela gestão do negócio e pelo serviço que é prestado à população.